Receitas Absurdas

quarta-feira, maio 24, 2006

Meu PF - Filé de frango com manteiga Café de Paris, arroz de laranja, farofa e salada de picles


Apresento meu prato feito:

1) Filé de frango com manteiga Café de Paris
A manteiga Café de Paris é um grande mistério guardado a (quase) sete chaves e compartilhado entre os grandes Chefs de cozinha. Tive a felicidade de um Chef me passar. Porém eu só fiz parcialmente a receita, ao meu gosto e com o que dispunha, já que a original contém mais de 80 ingredientes. Fiz 200g e mantenho-a congelada em fôrma de gelo pequena, sendo um cubo para cada filé. É uma manteiga super aromatizada. Passo a minha versão, entretanto, com as medidas em aberto, tanto porque não saberia precisar.

2) A maravilhosa receita do arroz de laranja e da farofa eu obtive na página de receitas do Terra, sempre modificando um pouquinho com meu toque pessoal.

Ingredientes:
Manteiga Café de Paris (Minha versão)

200g de manteiga à temperatura ambiente • tomilho fresco • alecrim fresco • café solúvel • curry • páprica picante • cominho em pó • canela em pó • gengibre ralado • tempero pronto para vegetais (alho, cebola, alho-poró, aipo e salsa). Bater bem, deve estar levemente salgada.

Para o arroz:

2 xícaras (chá) de arroz
1 laranja-da-baía
5 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média em cubos pequenos
1 litro de caldo de galinha
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
sal de alecrim

Para a farofa:

1 xícara de farinha de mandioca crua
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/3 xícara de uvas passas
1 colher (sopa) de cebola picada
sal e pimenta-do-reino
2 xícaras de cenouras raladas
2 colheres de sopa de castanha de caju torrada

Para a salada:

Alface americana
Pimentão vermelho
Cenoura
Vinagre de vinho branco
Açúcar
Sal e pimenta do reino

Como fazer:
O arroz:

Corte a casca da laranja em tiras finas, coloque-a numa tigela com água. Parta a laranja ao meio, retire o suco e reserve. Lave o arroz e deixe escorrer numa peneira. Escorra a água da casca de laranja e coloque-a numa panela com 1/2 litro de água. Leve ao fogo e, quando ferver, deixe por mais 3 minutos. Retire do fogo, escorra a água e adicione mais 1/2 litro de água. Volte ao fogo por 10 minutos. Repita a operação por mais 2 vezes. Em seguida, escorra a água, junte o açúcar, 5 colheres (sopa) de água e cozinhe até obter uma calda levemente encorpada. Retire do fogo e reserve. Coloque numa panela de ferro fundido ou de fundo grosso, o azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz e o sal e refogue até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Misture o caldo de galinha aquecido, o suco da laranja e o sal. Reduza o fogo e cozinhe por 25 minutos, ou até o arroz ficar al dente e com um pouco (bem pouco) de caldo. Acerte o sal, adicione as cascas de laranja, o creme de leite e a manteiga. Mexa delicadamente e, assim que ferver, retire do fogo. Sirva em seguida. Se preferir, decore com cascas de laranja.

Para a farofa:

Cubra as uvas passas com água fervente para que reidratem por 15 minutos, escorra e reserve. Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo, acrescente a cebola e refogue até que esteja macia, acrescente a farinha de rosca e misture bem. Mexa sem parara até que a farinha fique com um tom dourado, retire do fogo e acrescente a cenoura ralada com a farinha ainda bem quente. Misture muito bem, acrescente as passas, a castanha, a salsinha e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.

Para a salada:

Rasgue bem pequena as folhas da alface. Corte o pimentão e a cenoura bem fininhas. Ponha-as em um pouco de vinagre, açúcar, sal e pimenta e ponha, sem excesso de líquido, sobre as alface.

Prepare os filés na chapa, com cortes na superfície para facilitar o cozimento. Ponha um pouco de sal dentro destes cortes. Ponha os filés no prato sobre o cubo já amolecido da manteiga. Ao final, decore com ramos de tomilho.

Pizzas absurdas I


Diretamente do meu laboratório culinário, mostro aqui duas pizzas que resultaram de muito experimentalismo.
A primeira, leva molho de tomate, framboesa, gorgonzola e basílico (um tipo de manjericão). Acrescento azeite macerado de manjericão feito por mim, que dá a base, junto com a muzzarela e o basílico, de uma pizza marguerita, sobre a qual vou construir, utilizando um dos conceitos da culinária contemporânea, o contraste do doce com salgado. A seguir, já na minha página, a outra pizza.

Ingredientes:
- Massa pronta integral
- 150g de muzzarela cortada em cubinhos
- Azeitonas verdes
- Basílico ou manjericão
- Azeite macerado de manjericão
- Geléia de framboesa
- Um pouco de gorgonzola
- Sal e pimenta a gosto

Como fazer:
A base da pizza é o molho de tomate, a muzzarela, o azeite e o sal. A partir disso, colocam-se o azeite, pontos de geléia, gorgonzola e azeitona picada.

Pizzas absurdas II


A segunda pizza da noite foi a minha preferida, de alecrim, azeitona roxa, queijos muzzarella, catupiry e coalho e gomos de tangerina.

Ingredientes:
Massa integral pronta
100g de muzzarela em cubinhos
50 g de queijo de coalho ralado
Catupiry
Um punhado de alecrim fresco
Gomos de uma tangerina picados
Azeitona roxa
Sal de alecrim
Sal grosso
Azeite

Como fazer:
Faça um círculo de catupiry na metade da pizza. Sobre o círculo ponha pedacinhos de azeitona. Na parte interna do círculo ponha a muzzarela e a tangerina. Na parte externa do círculo, espalhe queijo de coalho. Salpique alecrim e sal de alecrim por toda a área e um pouco de sal grosso. Regue com um pouco de azeite.

Macarrão com sardinhas empanadas e limão


Esta não é uma receita de alta gastronomia, nem tem compromisso com as leis da culinária sofisticada. Foi um junta tudo que eu fiz e adorei, lembra comida de restaurante beira da praia. Registro e recomendo. Eu recomendo a farinha pronta para empanar da Yoki. Não que eu seja pago para isso, mas é que é bem mais fácil e dispensa uso de ovo.

Ingredientes:
Sardinhas limpas
Macarrão fusilli
Macarrão espaguete
Limão
Pimenta-do-reino
Sal marinho
Farinha pronta para empanar da Yoki

Como fazer:
Pegue as sardinhas e passe na mistura de empanado. Leve para fritar com pouca quantidade de óleo, de alta qualidade (girassol, canola, etc.). Frite o peixe e separe. Se tiver óleo em excesso escorra, mas não seque o peixe com papel toalha, pois o óleo que está alié bom para ser consumido, sem colesterol e irá ajudar a temperar o macarrão. Cozinhe na água e sal a mistura do fusilli e do espaguete, quebrando antes o espaguete pela metade. Escorra a água, acrescente o peixe e misture imediatamente. Ponha o suco de mais ou menos 1 limão, sal e pimenta. O limão dá o equilibrio na oleosidade. Super!

Salada de rúcula selvagem e flores


Esta é uma salada deliciosa que eu bolei para acompanhar o Croque Monsieur. A rúcula selvagem é difícil de achar, mas não é impossível. É típica da Itália e, sinceramente, é melhor do que a rúcula comum, que tem um gosto muito amargo. As flores comestíveis eu pus para sevir à minha namorada, e dá uma cor maravilhosa a salada. Eu a serviria em qualquer ocasião, em qualquer ambiente.
É importante verificar a procedência das flores. Elas dão um gosto levemente adocicado e diferente.

Ingredientes:
1 molho de rúcula selvagem
1/2 caixa de flores comestíveis
Mostarda de ervas
Azeite macerado ou extra-virgem
Sal e pimenta-do-reino

Como fazer:
Lave a rúcula normalmente e para lavar as flores, use água gelada. Pegue uma quantidade de mostarde de ervas e ponha em um recipiente e adicione sal, pimenta e azeite. Misture tudo e experimente para ver o ponto. É bom lembrar que sempre que se faz um molho de salada é bom deixá-lo um pouquinho salgado e um pouquinho ácido demais, já que quando se misturar com as folhas, esta concentração diminui. Misture o molho à rucula e decore com as flores.

terça-feira, maio 23, 2006

Batatinha à calabresa


Uma receita boa, prática e muito gostosa. Receita que achei na página Cyber Cook - www1.uol.com.br/cybercook/
Fica melhor ainda se usar um sal de aipo ou de alecrim.
Sempre sobra um pouco da conserva de vinagre e azeite. Ela pode ser usada para temperar saladas, por exemplo


Ingredientes:
- 1 Kg de batatinhas pequenas
- 1 cabeça de alho socada
- 1 cebola grande ralada
- 1 copo de azeite
- 1 pacote pequeno de pimenta calabresa desidratada
- 1 copo de vinagre
- 4 folhas de louro
- Sal

Como fazer:
Lave as batatas com casca, de preferência com o auxílio de uma escovinha, em água corrente. Seque-as bem (para que não respinguem gordura, quando forem ao fogo). Coloque em uma panela, de modo que se acomodem com alguma folga, as batatas e todos os outros ingredientes. Leve ao fogo, sem ficar mexendo, pois irá pipocar um pouco. Segure a panela, semi-tampada, e balance de vez em quando, com cuidado! Cozinhe de uma forma que as batatas fiquem al dente. Deixe esfriar bem. Guarde em potes e consuma no dia seguinte.

Risoto de camarão com vinho tinto e rúcula


Serve: 3 pessoas como prato único, 6 com prato de acompanhamento

Esta receita sensacional eu aprendi com a chef Flávia Masiero. É uma delícia, fiz hoje e me fez rir comparando com o fajuto risoto de arroz branco que a minha empregada fazia. O arroz do risoto é italiano, normalmente o arborio. Não se lava esse arroz. O vinho tinto tem que ser seco, e faz toda a diferença. O queijo ralado tem que ser aquele para ser ralado na hora, ou então comprado a peso. Nunca aquele industrializado.
A única mudança que eu fiz foi de diminuir a quantidade de manteiga.
Para o caldo de camarão me inspirei na receita do chef Joel Guerin, em que também fiz pequenas alterações, ao meu gosto.
O caldo de frango pode-se usar clado em pó, o melhor, ou de tablete. No caso do tablete, use metade para meio litro de água.

Ingredientes:
Para o caldo:

Cascas e cabeça de 1kg de camarão; 1 litro de água; 1/2 litro de vinho branco seco; 3 folhas de louro; 1 molho de manjerona; 1 cebola grande cortada em quatro partes; 1 pitada de noz-moscada; 3 folhas de aipo; 3 dentes de alho; 1 cenoura cortada em rodelas.

Para o risoto:

300 g de arroz arbório
150 ml de vinho tinto
90 g de manteiga sem sal
100 g de cebola
2 dentes de alho
500 ml caldo de frango
1 l caldo de camarão
150 g de parmesão ralado
1 kg de camarão
1 molho de rúcula
sal e pimenta a gosto

Como fazer:
Para fazer o caldo de camarão: coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva em fogo baixo por 25 minutos. Retire e coe em peneira fina. Jogue fora as partes sólidas. Não acrescente sal.

Para o risoto: Picar fininho a cebola e o alho. Em uma panela, refogar o alho na manteiga e o camarão rapidamente e reserve. Na mesma panela, refogar a cebola por cerca de 10 minutos em fogo brando. Aumentar o fogo para médio, adicionar o arroz e torrar por cerca de 2 minutos. Colocar o vinho e deixar reduzir. Colocar um pouco de cada caldo aos poucos e mexendo constantemente em torno de 15 minutos. Adicionar o camarão e cozinhar até o arroz estar “al dente”. Colocar o parmesão e a manteiga. Retirar do fogo adicionar a rúcula e temperar com sal e pimenta. Servir imediatamente.

Risoto de calabresa, ervilha e gorgonzola


Serve: 3 pessoas como prato único, 6 com prato de acompanhamento
É mais fácil de fazer do que o de camarão e também é delicioso.

Ingredientes:
300 g de arroz arbório
150 ml de vinho branco seco
75 g de manteiga sem sal
1 cebola
1,5 l caldo de frango
150 g lingüiça calabresa
100 g de ervilhas
100 g de gorgonzola
1 colher ( sopa ) de manjericão
100 g de parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Como fazer:
Picar a cebola em cubos (brunoise). Em uma panela, refogar a cebola na manteiga por cerca de 10 minutos em fogo brando. Aumentar o fogo para médio, adicionar o arroz e torrar por cerca de 2 minutos. Colocar o vinho e deixar reduzir. Colocar o caldo aos poucos e mexendo constantemente em torno de 15 minutos. Adicionar a lingüiça e a ervilha e cozinhar até o arroz estar “al dente”. Colocar o gorgonzola, o parmesão e a manteiga. Retirar do fogo e temperar com sal e pimenta. Servir imediatamente, espalhando folhas de manjericão fresco por cima.

Die Bessen Schokolade Mousse


Esta mousse de chocolate é um negócio incrível. A piadinha em alemão é porque eu a aprendi em um programa antigo do Oliver que eu tenho, que é dublado em alemão. É muito engraçado, a voz não tem nada a ver.
Enfim, a mousse é deliciosa, com uma textura diferente de todas que como por aí.

Ingredientes:
2 barras de chocolate meio amargo
50 g ou 1/4 de barra de manteiga
350 ml de creme de leite fresco
2 ovos
2 colheres de sopa de mel
30 ml. de whisky

Como fazer:
Ferva um pouco de água em uma panela. Coloque o chocolate em pedaços e a manteiga cortada dentro de uma xícara. Ponha dentro da panela já desligada e espere derreter. Bata o creme de leite até aumentar um pouco e ganhar uma textura mais sólida. Bata separadamente os ovos, o mel e o whisky. Acrescentar o chocolate com a manteiga derretidos, o creme de leite e misturar tudo. Levar para geladeira por pelo menos 2 horas. Fica bom também se quiser colocar pedacinhos de chocolate pela mousse.

Croque Monsieur


Esta é uma receita francesa tradicionalíssima e também mítica, mas é só um tipo de misto-quente bem melhorado. O pão original da receita é o brioche. Não recomendo usar outro pão, porque vi que não fica tão bom. O brioche ideal é em formato de pão de forma, que é raro de achar para vender, então eu mesmo o fiz. A receita do brioche dá para achar no site do Olivier Anquier (www.olivieranquier.com.br). Na preguiça de fazer, pode comprar brioche almofadinha mesmo, então deve-se tirar o topo do brioche almofadinha para que o miolo absorva o creme da receita.

Ingredientes:
4 fatias grossas de brioche (veja a espessura na foto que tirei)
1 ovo
150 ml de creme de leite fresco
Queijo ralado tipo gruyère ou emmental
2 fatias de presunto cozido
Sal e pimenta-do-reino

Como fazer:
Misture os ovos e o creme de leite, até ficar homogêneo. Adicione 1 pitada de sal e pimenta-do-reino e misture. Com uma concha, espalhe o creme sobre as fatias de pão, para que o miolo absorva o líquido. Espalhe uma porção generosa de queijo ralado sobre 2 fatias e coloque 1 fatia de presunto, cobrindo toda a superfície do pão. Feche o sanduíche e despeje o restante do creme, cobrindo tudo com mais uma porção de queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC (fogo alto). Retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo. Sirva com umas folhas de alface temperada com azeite, vinagre e sal.

Focaccia árabe


Bom, o nome que eu dei para esta minha idéia foi, é claro, uma brincadeira.
Eu e minha namorada queríamos algo leve pra comer depois do risoto de camarão no almoço e me veio esta idéia de fazer um pão árabe virar um focaccia italiano. Peguei os ingredientes marcantes, que são o alecrim e o sal grosso, e acrescentei azeite sobre o pão árabe e levei ao forno. Muito bom e muito fácil. Parece banal, mas tenho algumas dicas.

Ingredientes:
Pão árabe
Alecrim
Azeite
Sal grosso

Como fazer:
Ponha os pães árabes sobre um tabuleiro. Jogue um pouco de azeite por cima (não precisa ser extra-virgem quando vai ao forno) e salpique um pouco de sal grosso.
Para o alecrim, principalmente se for seco, vai um truque: ferva um pouco de água e ponha o alecrim em uma peneirinha, para que a água possa passar. Mergulhe por alguns segundos. Em seguida amasse-os com um batedor de carne ou um pilão, isso fará com que a erva "acorde", e fará toda a diferença.
Ponha o alecrim por cima do pão e leve ao forno alto até torrar.
É perfeito como entrada, pois é mais leve que um pão focaccia.

Salada de rúcula, hortelã, pêssego, bacon e parmesão


Uma salada diferente! Sabores fortes e equilibrados.
Duas coisas que descobri nessa salada do Jamie O: o bacon de caixinha, aquele tradicional, não é totalmente cru, ele é defumado e fruta caramelizada é excelente com salada.

Ingredients:
Um molho de rúcula
Um molho de hortelã
Dois pêssegos maduros (pode ser outra similar, tipo nectarina)
Queijo parmesão inteiro
Bacon em fatias
Azeite
Vinagre balsâmico

Directions:
Ponha a rúcula misturada com a hortelã, já lavadas, em um recipiente grande.
Corte o pêssego no meio e ponha as metades, com a casca virada para baixo, em uma grelha, diretamente em contato com o fogo. Use fogo baixo. Isso irá caramelizar a fruta. Observe que nas bordas irá começar a borbulhar e derreter. Vá girando o pêssego até ele derreter em todos os lados. Retire e deixe esfriar um pouco. Regue a salada com bastante azeite e metade dessa quantidade, com vinagre. Tire a casca dos pêssegos e esprema-o sobre a salada. Misture tudo com as mãos. Espalhe algumas fatias de bacon e tire lascas do queijo parmesão e ponha por cima. Sirva na hora, pois salada temperada muito tempo não é bom!

Camarão com laranja e cebolinha


Estes dois últimos pratos que eu fiz foram bastante inadequados para o fim de semana, porque estava bastante frio. Este camarão é um excelente prato de verão, mas como eu estava com uma curiosidade de fazer esta receita e a da salada, o pessoal aqui de casa teve que se contentar com isto mesmo. Na verdade não foi nenhum sacrifício, porque esse camarão é delicioso. Oliver na cabeça!
Dica minha: compre um quilo de camarão mesmo que não vá dar tudo no prato. O que sobrar você põe com um pouco de sal e de limão para acompanhar este prato.

Ingredientes:
1 quilo de camarão médio
2 ou 3 laranjas não muito ácidas
Cebolinha
Azeite extra-virgem
Pimenta dedo-de-moça

Como fazer:
Limpe os camarões ou compre-os já limpos e abertos no meio. Esquente bem uma chapa e ponha os camarões sobre. Eles vão rosear e tostar por baixo. Corte as laranjas em rodelas, ponha em um prato e ponha um pouquinho de azeite por cima delas. Jogue umas cebolinhas por cima. Ponha os camarões sobre o prato e salpique pimenta bem picada sobre.

Sobremesa de frutas vermelhas com suspiro


Esta sobremesa é uma criação do Oliver, simples de fazer.
Eu uso nela açúcar de baunilha, mas pode usar essência de baunilha e
gosto de tentar fazer com frutas vermelhas - usei morango orgânico e amora - mas vai bem com todo o tipo de fruta que não seja muito aquosa demais. Sobremesa prática, rápida e diferente, ótima para servir numa ocasião especial.

Ingredientes:
Um porção de frutas frescas misturadas
Açúcar de confeiteiro
Açúcar de baunilha
Suspiro
Mel
Champagne (pode ser um bem baratinho)
Creme de leite fresco

Como fazer:
Ponha a maior parte das frutas em uma vasilha e jogue algumas colheres de açúcar de confeiteiro por cima. Coloque uma ou duas colheres de chá do açúcar de baunilha ou 2 gotas de essência de baunilha. Amasse bem até que forme um caldo das frutas, coloque algumas colheres de sopa de champagne e misture. Bata o creme de leite com um pouco de açúcar até engrossar um pouco. Aqueça o mel colocando a embalagem em água fervente por alguns minutos. Pegue os potes em que vai servir, ponha um pouco do creme de leite batido e por cima as frutas amassadas com o caldo. Jogue o resto das frutas não amassadas por cima. Ponha por cima alguns suspiros e jogue mel quente por cima.

Sopa de abóbora com castanha, sálvia e bacon.


Uma sopa deliciosa de abóbora! Algumas poucas coisas que adaptei; a receita é do Oliver

OBS: as sementes de abóbora que sobrarem, não jogue fora. A seguir mostrarei a receita de um biscoito feito com farinha de semente de abóbora.

Ingredientes:
1 Abóbora média inteira
1 colher de sopa de semente de coentro
Bacon
Sálvia
Castanhas de caju
Sal
1 litro de caldo de frango
1/2 cebola
Azeite
Creme-de-leite fresco
Limão


Como fazer:
Corte a abóbora em alguns pedaços e retire as semente, separando-as. Ponha em um pilão ou socador as sementes de coentro com um pouco de sal. Triture até virar pó. Se gostar, ponha meia pimenta dedo -de-moça levemente torrada e triture junto. Passe esse pó nas abóboras, regue-as com óleo e leve ao forno por 40 minutos. Ponha uma panela no fogo e acrescente um pouco de bacon picado (cerca de 100g) para tostar. Acrescente metade da sálvia e metade das castanhas. Depois junte a cebola picada e deixe no fogo até a cebola dourar. O caldo de frango pode ser feito usando um caldo Knorr qualquer (dica: utilize o dobro de água do que a emalagem recomenda por tablete, no caso use 1 litro por tablete). Ferva e dissolva o caldo. Tire as abóboras do forno e corte a casca fora. Acrescente a abóbora na mistura com o bacon e coloque também o caldo. Misture tudo até ferver. Após alguns minutos de fervura, ponha a metade em um liquidificador e bata. Junte novamente à panela e ferva por uns 10 minutos. Pegue o restante da sálvia, da castanha e da semente de abóbora lavada e leve em fogo baixo em uma frigideira para ficar crocante; Ajuste os temperos da sopa (se precisa mais sal, etc.). Para fazer o creme azedinho, que fica ótimo sobre a sopa, pegue um pouco de creme de leite e pingue algumas gotas de limão. Ponha a sopa no prato (eu gosto dessas canecas mesmo), ponha o creme por cima e a mistura crocante por cima.

Spaguetti com antepasto italiano multi-função


Chamar de antepasto o que se mistura ao macarrão é uma contradição, porque antepasto quer dizer ante+pasta, isto é, aquilo que é servido antes da massa.
É que os italianos entendem mesmo de cozinha e este antepasto clássico é tão bom que serve para misturar ao macarrão, rechear omelete ou mesmo sobre uma fatia de pão tostado.
Azeitona sem caroço não é recomendável, o gosto é mais amargo, ela deteriora sem o caroço. Não precisa por sal, a azeitona já é bem salgada.

Ingredientes:
Antepasto:

400g de tomate cereja
150 g de azeitonas pretas e verdes com caroço
Um bom azeite extra-virgem
Pimenta do reino
Orégano seco
Vinagre de boa qualidade (italiano, de preferência)
Meio chilli picado (para quem gosta)
Um punhado de manjericão

Para o spaguetti:
Cozinhe o macarrão com sal na água (os italianos recomendam que a quantidade de sal na água seja a mesma que tem no mar mediterrâneo. hehe)

Como fazer:
Em uma vasilha funda coloque os tomates cereja e esprema-os para que soltem o líquido interno (isso é o começo de um molho). Tire as sementes das azeitonas e jogue por cima. Ponha uma pitada de pimenta-do-reino e uma boa pitada de orégano. Regue com umas 5 colheres de sopa de azeite e a metade disso de vinagre. Acresente o chilli e o manjericão e mexa bem. Se possível deixe o molho curtindo por meia hora. Prepare o macarrão. Quando estiver tudo pronto, escorra a água do macarrão e misture rapidamente (o calor é importante) com o antepasto. Nota 10.

Cachorro-quente wrap de mostarda


Meu único e exclusivo cachorro-quente. Criação minha, da qual me orgulho.

Ingredientes:
2 pães árabes claros
4 salsichas de soja
3 colheres de sopa de mostarda de ervas finas
3 colheres de sopa de mel
1 cebola pequena
1 punhado de folhas de coentro
4 azeitonas roxas
Pedaços de castanha de caju torrados.
Uma pitada de pimenta dedo-de-moça picadinha

Como fazer:
Faça um corte em um pedaço da lateral dos pães para que as salsichas possam entrar. Refogue as cebolas picadas no mel por alguns minutos. Misture com a mostarda e com a azeitona rasgada por cima. Coloque as folhas de coentro, a castanha de caju e a pimenta. Cozinhe as salsichas rapidamente. Junte tudo dentro do pão árabe e enrole as bordas, prendendo com dois palitos.

Morango caramelizado com creme de mascarpone e alecrim


Esta é uma sobremesa deliciosa, com um paladar original, digno de uma boa cozinha mais experimental, como a do Oliver.
Meu trabalho nessa receita foi colocar tudo em medidas, que o Oliver fez tudo no olho, e substituir o licor italiano Lemoncello pela nossa Xiboquinha, que sinceramente, deu muito certo.
O mascarpone é o ingrediente especial dessa receita. Ele é meio queijo, meio creme de leite, dá pra achar em bons supermercados em potes tipo os de margarina.
Gostei de descobrir que o alecrim vai muito bem com o morango e, para fazer os espetinhos, pegue os próprios galhos do alecrim.
Como eu ajustei as medidas nessa receita, resolvi fazer nessa proporção:


Ingredientes:
10 morangos no galhinho de alecrim

Creme:
2 colheres de sopa de mascarpone
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de Xiboquinha
A casca raspada de meio limão
2 colheres de chá de folhas de alecrim bem picados

Para a calda caramelizada:

5 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de açúcar

Como fazer:
Disponha os morangos próximos, mas sem encostar, em uma grelha com uma forma por baixo.
Prepare o creme em um recipiente, colocando o mascarpone com o açúcar, a casca do limão e o alecrim. Mexa bem.
Leva a água com o açúcar ao fogo e ferva até as bolhas ficarem menores e se tornar uma calda caramelizada. Derrame sobre os morangos.
Adicione a Xiboquinha ao creme, bata bem e sirva.

Linguini com sardinhas e funcho


Este é um autêntico prato italiano que mistura o macarrão com um peixe de tipo oleoso, a sardinha, tipicamente usada na Itália, assim como no Brasil. O linguini é tipo um espaguete mais largo, mais achatado. Não é difícil de achar. Mas como eu tinha espaguete, foi o que eu usei mesmo. A sardinha é bom comprar o filezinho já limpo (comum em feira de rua), porque é um trabalhão limpá-las (acredite em mim). Não recomendo a de lata. A receita é do mestre Oliver, mas eu dou minhas dicas também.


Ingredientes:
Linguini (uns 200gr para 2 pessoas)
3 ou 4 filés de sardinhas limpas.
Funcho
Anchovas em conserva
1 limão
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimenta dedo-de-moça
Vinho branco
Azeite

Como fazer:
Prepare o macarrão em uma panela separada. Ponha outra panela no fogo médio com um pouco de azeite e acrescente os dentes de alho ralados. Corte o bulbo ( a parte branca) do funcho e rale na panela. Rale a cebola por cima e ponha uma pitada de sal. Acrescente as anchovas e misture tudo. Ponha por cima da mistura as sardinhas e raspe a casca do limão por cima. Corte fininha a pimente e jogue por cima. Regue com um pouco de vinho branco e bastante azeite. Tampe. Em torno de 7 minutos o peixe já estará cozido. Apague o fogo e acrescente o linguini nesta panela e misture tudo levemente. Adicione o suco de meio limão e misture. Sirva nos pratos regando com um pouco mais de azeite (italiano gosta de azeite!) e jogue umas folhinhas de funcho por cima. Tcharam!

Cebola roxa recheada com atum


Esta é uma receita, antes de tudo, estética (bom, a decoração foi por minha conta). Mas é claro que é extremamente gostosa também. A tábua da foto eu achei hoje mesmo, na sobra de uma obra aqui do prédio. Fica a dica: além de dar um toque belíssimo, uma madeira assim também é muito prática pra servir algumas coisas. Claro que antes de usar eu a lavei e esterelizei, levando-a ao forno em potência máxima (250ºC) por uns 5 minutos, o que fez a madeira liberar um aroma da seiva perfumadíssimo.
Esta receita tem um "ponto fraco": se você fizer ela inteira, sobra recheio e falta cebola para rechear. A minha solução foi colocar em cima de duas fatias de pão, o que ficou ótimo.
O crédito desta receita vai para a página de culinária do Terra. Dei meu toque acrescentando uma pimenta dedo-de-moça (o famoso chilli), recomendado pra quem gosta de pimenta como eu. Também tirei a alcaparra da receita original, que eu acho detestável.


Ingredientes:
4 cebolas roxas graúdas
1 lata de atum (170g)
1 punhado de salsa
80 g de pão amanhecido sem casca
3 colheres de sopa de creme de leite
Azeite de oliva
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino
1 pimenta dedo-de-moça picadinha

Como fazer:
Retire a casca das cebolas, corte a fatia superior, aproximadamente a 2/3 da cebola, corte uma fina fatia da base para que a cebola fique em pé na assadeira. Retire o miolo das cebolas e pique finamente. Refogue com um pouco de azeite de oliva até que a cebola picada esteja bem macia. Reserve. Coloque uma panela com bastante água para ferver e salgue levemente. Acrescente as cebolas que servirão para serem recheadas e escalde por 4 minutos. Retire cuidadosamente da água e reserve. Pique grosseiramente o pão amanhecido e regue com o creme de leite, deixe que absorva bem, acrescente à tigela o atum, a salsa, a cebola picada e refogada, sal, a pimenta-do-reino e a pimenta chilli. Misture bem o recheio e divida-o pela cavidade das cebolas. Coloque em uma fôrma untada com azeite de oliva e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Antes de retirar do fogo, aproximadamente 5 minutos, salpique com um pouco de parmesão.

Abóbora com páprica, cebola e pepino em picles e cenoura à francesa.


Aqui dou a dica de como fazer um picles super rápido, usando cenoura e pepino e também uma abóbora assada deliciosa com páprica picante. Aproveito também para mostrar uma cenoura com um toque afrancesado que na verdade eu não coloquei nessa salada, porque já tinha a abóbora, que é doce e laranja também.

Ingredientes:
1) Para a abóbora:

- Quantas abóboras fatiadas você quiser
- Páprica picante (não é a doce, hein!)
- Pimenta-do-reino
- Sal
- Azeite extra-virgem

2) Para o picles

- 1/2 cebola e 1/2 pepino
- Um bom vinagre de vinho branco (eu uso o italiano "Zuppa")
- Açúcar
- Sal
- Pimenta-do-reino

3) Para a cenoura:

- Sementes de cominho
- Açúcar

Como fazer:
1) Ponha as fatias de abóbora em uma travessa e polvilhe a páprica por cima. Coloque uma boa pitada de sal e outra de pimenta. Leve ao forno alto por + ou - 20 minutos.

2) Corte a cebola e o picles em rodelas finas e ponha em uma vasilha. Molhe as rodelas com o vinagre, sem excesso. Ponha uma boa pitada de sal e outra de pimenta e acrescente duas colheres de sobremesa de açúcar. Misture e prove. Se achar muito ácido, ponha mais açúcar. Está pronto o picles mais rápido do mundo!

3) Pegue as cenouras inteiras e faça pequenos furos com um garfo para absorver o sabor da água com os temperos. Ponha-as na água fervente e adicione uma colher de sobremesa de cominho e duas ou três colheres de sopa de açúcar. Deixe cozinhar até a cenoura ficar macia.

OBS: Esta salada eu fiz com os ingredientes acima, menos a cenoura, mais tomates cereja, salada crespa e um pouco do molho que sobrou do picles.

Truta com funcho e limão


A truta é sem dúvida o meu peixe favorito. Dá pra achar congelada por um preço bem bom (eu achei no hortifruti). O funcho é uma erva que tem tudo a ver com o peixe, e o limão, bem, este é quase sempre o ingrediente perfeito.
Eu assei estas trutas colocando os caules do aipo que sobraram da outra receita. Além de dar mais um sabor no peixe, estes vegetais por baixo ajudam a assar melhor o peixe.

Ingredientes:
2 trutas inteiras
1 funcho
2 limões
Sal
Azeite
Caules de algum vegetal (se possível)


Como fazer:
1- Faça uns 3 cortes de 0,5 cm de profundidade em cada lado do peixe - isto ajuda a assar mais rápido e a penetrar os temperos na carne.
2- Corte as folinhas do funcho e raspe por cima a casca de um limão.
3- Esfrege bem esta mistura sobre os dois lados do peixe, fazendo com que penetre nos cortes. Ponha também um pouco por dentro da truta, que normalmente já vem aberta no meio.
4- Esprema o suco do limão do qual você raspou a casca, sobre o peixe, e corte o outro em rodelas.
5 - salpique uma pitada de sal.
6 - Se possível, deixe marinar na geladeira por meia hora.
7 - Leve ao forno médio-alto por um tempo em torno de 20 minutos (o melhor é você conferir se este tempo foi suficiente para assar bem o peixe, experimentando-o).

Couve-flor na cerveja com chilli e hortelã


Vegetais fritos são sensacionais. E o sabor da couve-flor frita com pimenta e hortelã ficou realmente uma combinação especial. Esta receita do Jamie eu recomendo muito, para servir de aperitivo ou para acompanhar outros pratos.

Ingredientes:
1 couve-flor grande
1 lata de cerveja
1 xícara de farinha de trigo com fermento
1 clara de um ovo
1 punhado de hortelã
2 pimentas dedo-de-moça
Vingre de vinho branco de boa qualidade
Sal

Como fazer:
1- Corte a couve-flor em pedaços, fazendo pequenas arvorezinhas
2 - Cozinhe-a no vapor até ficar macia. Separe.
3 - Pique a pimenta e algumas folhas de hortelã
4 - Prepare uma frigideira com óleo (não ligue o fogo!)
5 - Em uma vasilha ponha a farinha com a cerveja e misture. Adicione uma boa pitada de sal e misture mais
6 - Em outra vasilha bata as claras em neve até que fiquem duras a ponto de ficarem presas no fundo (teste virando por cima da sua cabeça - se cair no seu cabelo, não está bom!)
7- Aqueça o óleo
8 - Misture levemente a clara com a cerveja e a farinha
9 - Mergulhe as arvorezinhas na mistura e frite até dourar
10 - Sirva com a pimenta, sal e hortelã por cima., jogando um pouco de vinagre por cima.

Bruschetta de mussarela de búfala, ervas e chilli no pão caseiro


Esta bruschetta é mais um "truque" genial de Jamie Oliver. Uma delícia, simplesmente fantástico. Acabei de comer e a sensação é de que vou querer isso todo dia. Sirva isso para alguém e conquiste essa pessoa. Estou louco pra fazer para a minha namorada.

Ontem eu fiz pela primeira vez pão em casa, receita do Olivier Anquier e ficou ótimo (veja a receita em www.olivieranquier.com.br).
Para fazer essa bruschetta eu queria um pão inteiro e maior do que se encontra normalmente nos supermercados, então eu fiz um assim.

OBS: A mussarela de búfala é aquela que vem em bolinhas e é mil vezes melhor que a normal. Indispensável.
OBS²: Para quem não gosta muito de pimenta, use menos e pique em pedacinhos.

Ingredientes:
200 g de mussarela de búfala
Um punhado de manjericão
Um punhado de salsa
2 chillis (pim. dedo-de-moça)
1 limão
1 dente de alho
Azeite extra-virgem
Vinagre de qualidade
Sal

Como fazer:
Pegue os chillis e faça um furo com a faca. Leve-os diretamente para chamuscar no fogo (pode usar uma grelha, o importante é o fogo atingir diretamente o chilli). Deixe até a pele ficar preta, então vire o lado. Isto fará com que a pimenta fique mais saborosa, adocidada. Jogue-as dentro de um recipiente e cubra com filme plástico (o vapor irá soltar a pele). Separe.
Disponha em um prato a mussarela de búfala junto com as folhas de manjericão e a salsa. Raspe a casca do limão por cima do queijo. Salpique sal por cima.
Pegue os chillis e usando uma faquinha tire a pele queimada deles, raspando. Corte-os ao meio e abra, e raspe fora as sementes. Em outro recipiente ponha os chillis e adicione algumas colheres de azeite e acrescente metade dessa quantidade de vinagre. Deixe marinar por alguns minutos.
Corte 4 fatias grande de pão e leve para tostar em uma chapa (o ideal é tostar assim, pois algumas partes do pão irão queimar um pouco, o que deixa um gosto muito bom nessa bruschetta).
Ponha os chillis sobre as bolinhas de queijo e derrame o molho do azeite com o vinagre por cima de todo o prato.
Pegue o dente de alho e corte na metada. Esfregue de leve no pão (isso é um truque incrível). Ponha então as ervas e o queijo por cima e me diga depois se não é maravilhoso.

Champ irlandês



Este é um purê de batatas estiloso e claro, muito bom. Cozinha típica da Irlanda.
Prato rápido e generoso no preço e no rendimento, vai bem com qualquer coisa.

Ingredientes:
2 kg de batata inglesa
1 molho de cebolinha
1/2 xícara de leite
100 gr de manteiga
Agrião
Aipo
Sal

Como fazer:
Descasque as batatas e cozinhe-as no sal até ficarem bem macias ( + ou - 15 minutos). Pique bem a cebolinha. Em uma panela ponha o leite com a manteiga e metade da cebolinha com uma pitada de sal. Aqueça até a manteiga derreter. Desligue o fogo e acrescente o resto da cebolinha.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água e devolva-as para a panela. Usando um socador ou um garfo bem resistente, amasse as batatas até virarem um purê. Acrescente o leite com a cebolinha e misture bem. Experimente para ver se precisa de mais sal. Ponha no recipiente para servir. Corte um pedaço de manteiga com um dedo de espessura e afunde no topo do purê. Pegue o aipo e vá arrancando os talos até chegar nos menores, mais internos, onde ficam as folhas mais amareladas. Corte estas folhas e ponha por cima do purê, junto com folhas de agrião. Cara, é sensacional!

Salada de estragão com uva e queijo de coalho


Esta é a minha versão de uma salada que o Oliver inventou. Sinceramente, apesar de ele ser um mestre, achei que a salada não ficava boa, por mais que eu tentasse. Faltava alguma coisa, sobravam outras. Substitui o vinagre branco por balsâmico, que é mais adocicado e tirei a cebola em picles para acrescentar pimentão vermelho e amarelo, que deu vida à salada e combinou mais que perfeitamente com o estragão que é uma erva de sabor difícil. Por último substitui a ricota salgada pelo nosso maravilhoso queijo de coalho, que passei a tostar e cortar em tiras finas, em vez de ralar. Enfim, achei, de verdade, que ficou a melhor salada que eu já comi.

Ingredientes:
Dois maços de estragão
Um pedaço de queijo de coalho (aprox. 100 gr.)
Algumas uvas sem semente
Pimentão vermelho
Pimentão amarelo
Vinagre balsâmico
Açúcar
Sal
Pimenta-do-reino

Como fazer:
Corte os pimentões à julienne (tiras finas) ponha em um recipiente e adicione um pouco de vinagre balsâmico. Acrescente uma pitada de sal e outra de pimenta e uma colher de sopa de açúcar. Se possível, ponha essa mistura dentro de um saco de congelar e deixe ficar curtindo meia hora.
Em uma vasilha grande ponha o estragão já lavado e seco, acrescente as uvas cortadas em 4 partes no sentido longitudinal e as fatias de pimentão junto com um pouco caldo do vinagre. Toste o queijo de coalho e tire algum tiras finas. Leve para tostar novamente e corte mais tiras. Misture com cuidado usando os dedos. Sirva imediatamente

Frango assado com alecrim


Este é um frango bastante simples, com um toque de alecrim, que combina muito bem com aves. Há um velho truque de colocar um limão dentro do frango. Mas para ficar bom, a dica é escaldar o limão primeiro, porque assim ele já entra quente no forno, o que vai facilitar que o sabor dele se espalhe e já vai cozinhando o frango por dentro, o que diminue o tempo de assar.

Ingredientes:
1 frango inteiro
2 limões grandes (é bom o siciliano, aquele amarelo)
Alecrim fresco
Alho
Azeite de oliva
Sal


Como fazer:
1- Pré-aqueça o forno.
2- Usando um pilão, ou se não tiver, uma panela e um socador, coloque 4 dentes de alho, sem descascar. Acrescente as folhas do alecrim, o sal e pedaços da casca de um limão. Soque bem para misturar os sabores. Acrescente um pouco de azeite e soque mais.
3- Ponha um frango sobre uma travessa e passe bem a mistura nele, esfregando.
3- Ponha um limão em água fervente por alguns minutos. Retire-o, faça alguns cortes nele e coloque-o dentro do frango.
4- Faça alguns cortes na coxa do frango, pois é a parte que mais demora a assar, assim você equaliza o tempo de cozimento de todas as partes, sem esturricar o peito do frango.
5- Leve ao forno já quente por 1h30min
6- Fica ótimo com batatas fritas

Pomme Lyonnaise (ou batata com cebola, mesmo).


Esta receita é um problema, porque sinceramente não dá pra parar de comer.
Simples e celestial.

Outra prática receita do chef Oliver, cuja energia e paixão pela culinária me inspirou a eu me arriscar mais na cozinha.

Ingredients:
2 kg de batata inglesa
6 cebolas médias
150 g de manteiga
6 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Tomilho fesco ou seco
Sal
Pimenta-do-reino

Directions:
Descasque as batatas e pique as cebolas em tiras (corte-as ao meio e fatie).
Fatie as batatas com mais ou menos 1,5 cm de espessura. Cozinhe-as, adicionando 2 colheres de sopa de sal, por 6 minutos. Em outra panela, ponha um pouco de azeite e ponha as cebolas e as folhinhas do tomilho. Refogue com um pouco de sal e pimenta até ficar transparente e adicione a manteiga e o vinagre balsâmico. Prove para ver se precisa de mais sal ou pimenta.
Escorra a água da batata e em um recipiente de bordas altas, que possa ir ao forno, e espalhe a metade das batatas. Ponha a cebola. Cubra com outra camada de batata. 30 minutos de forno alto para gratinar. Salpique orégano por cima e tá feito!

Concha de alface com atum ao molho apimentado


Esta receita sofisticada é do meu amigo Jamie Oliver. Saborosa, picante e faz uma super vista pra usar de entrada em um jantar.

A posta de atum e fácil de encontrar em peixaria de feira, não é um peixe caro.

Ingredientes:
500 gramas de atum cru
Uma alface americana
Dois limões
Azeite extra-virgem
Gengibre (um pedaço do tamanho de um dedo + ou -)
Molho de soja
Coentro
1 pimenta dedo-de-moça



Como fazer:
Prepare um molho com os limões, ralando a casca de um e espremendo os dois em um recipiente. Descasque o gengibre e rale-o por cima do limão. Adicione 6 colheres de sopa de molho de soja, e azeite em quantidade equivalente ao suco de limão. Ponha um punhado de coentro bem picado e depois misture tudo isso.
Pique o atum em pequenos pedaços e adicione ao molho. O limão cozinhará parcialmente o atum.
Descasque a alface e, após lavar, pegue as folhas que ficam mais para dentro, que têm uma forma parecida com concha. Preencha-as com o molho com o atum.
Abra a pimenta, tire as sementes, e pique-a. Espalhe os pedacinhos dela sobre a alface e está feito. A pimenta é poderosa e dá um sabor indescritível. Recomendo mesmo.

Bolinho de arroz integral com cebola e cheiro verde


É um bolinho ótimo pra substituir aquele arroz de sempre no prato, além de ser delicioso e leve.
Receita fácil, fácil. Adaptada da Sônia Hirsch.


Ingredientes:
2 copos (de 300ml) de arroz integral cateto
3 copos e meio de água
1 cebola grande
Um punhado de salsa e outro de cebolinha
Farinha de trigo
Óleo de cozinha

Como fazer:
Ponha em uma panela o arroz e a água e cozinhe em fogo baixo até a água evaporar toda (+ ou - 25 min).
Pique a cebola e a salsa e a cebolinha e misture no arroz já pronto. Acresente 3 ou 4 colheres de farinha de trigo para dar a liga e misture.
Sempre com as mãos molhadas, vá fazendo os bolinhos.
Aqueça bem o óleo em uma frigideira. Frite-os só até começarem a dourar.
Seque em papel toalha e tá pronto!

Pizza fingida


Esta pizza fingida eu criei numa hora de aperto que juntou fome com falta de ingredientes pra uma pizza normal.
Extremamente fácil e até bem saborosa.

Ingredientes:
Pão de forma
2 tomates
1 cebola
Qualquer queijo
Um punhado de manjericão (pode ser salsa, cebolinha, manjerona...)
Pimenta-do-reino
Orégano
Sal

Como fazer:
Pré-aqueça o forno à temperatura máxima durante o preparo.
Corte grosseiramente os tomates e a cebola e ponha em uma centrífuga ou liquidificador junto com o manjericão. Bata um pouco e acrescente um pouco de sal e de pimenta. Bata mais um pouco. Corte o queijo picadinho.
Coloque os pães em um tabuleiro, passe o molho, ponha o queijo e o orégano. Leve ao fogo até o queijo derreter. Dê o toque final com um fio de azeite. Depois me diga o que achou.

Quesadillas Cosmopolitas


A casadilla é um aperitivo mexicano e esta minha receita é uma adaptação à realidade brasileira. Chamo de cosmopolita porque utilizo ingredientes italianos e árabes, que são mais fáceis de se achar no Brasil, que são o queijo parmesão e o pão árabe.
O pão árabe eu encontro um no supermercado que é fino que nem uma panqueca (uns 2mm de espessura), com uns 13 cm de diâmetro. O ideal é que seja um pão bem fino mesmo.
O queijo ralado é bom que seja um para ser ralado na hora (aqueles já ralados no saquinho são fracos).
A pimenta dedo de moça é aquela clássica "pepper", compridinha e vermelha. A de cheiro é mais pra redondinha, em tom esverdeado.
É? ultra fácil de fazer. Experimente e me diga


Ingredients:
- 12 pães árabes
- 1 molho de cebolinha
- 1 molho de coentro
- 6 pimentas dedo-de-moça
- 2 pimentas de cheiro
- 40g de queijo parmesão ralado na hora

Directions:
Pique bem o coentro e a cebolinha. Corte as pimentas ao meio e retire as sementes, que são bizarramente ardidas. Pique as pimentas e lave-as na água por 1 minuto para tirar o ardor forte. Misture com o coentro e a cebolinha e rale por cima o queijo parmesão (pode ser no olho, ou pese 40g). Ponha a mistura sobre um pão e cubra com outro, apertando levemente. Leve a uma frigideira seca, em fogo médio, até tostar os lados. O queijo derretendo, "sela" os dois pães, corte-os em 4 e sirva-os com uma bebida bem gelada.

Spaghetti ao alho e óleo com rúcula e tomate

Esta receita é ultra simples. Fiz ela hoje, dia 05/11 e ficou muito bom.
Nãoo acrescento o queijo parmesão ralado, pelo fato do prato levar rúcula. O motivo é que o cálcio, do queijo, inibe a absorção do ferro no corpo, que a rúcula tem aos montes, então não vale a pena. E além disso, não tem necessidade nenhuma de tacar queijo.
Outra dica é não preparar este prato em primeiros encontros, já que comer spaghetti sempre faz com que você se suje, e não é uma boa idéia vocêª querer se aproximar da mulher com a blusa toda babada de azeite :)

Ingredientes:
- 300 gramas de um bom spaghetti italiano ou outra massa similar (linguine, por exemplo)
- 1 bom punhado de rúcula
- 2 tomates
- sal
- pimenta-do-reino
- 3 dentes de alho
- azeite extra-virgem

Como fazer:
Cozinhe a massa em água fervente, de acordo com o tempo indicado na embalagem. Pique bem fino os dentes de alho, ponha umas 4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira que comporte depois o macarrão. Esquente o azeite em fogo médio, acrescente o alho, tomando cuidado para não queimar. Quando estiver dourado, desligue o fogo até a massa ficar pronta. Escorra o macarrão e ponha na frigideira, para misturar com o alho e o óleo. Acrescente uma pitada de pimenta. Pegue dois pratos e forre-os com as folhas de rúcula. Ponha o macarrão por cima e com o garfo, puxe um pouco das folhas para cima. Acrescente os tomates picados em cubos. O sal eu prefiro ir acrescentando conforme for comendo.

Pão artesanal com molho de tomate, manjerona e cebola


Esta é uma receita minha. Como o segredo da degustação é a combinação de sabores, posso dizer que fui bem sucedido.
É perfeito para um lanche rápido, ou para servir de entrada.
A manjerona é uma erva da famí­lia do orégano, tipo primo de 1º grau. Se você não encontrar, vale substituir pelo manjericãoo. É importante que ela esteja fresca. Melhor ainda, se forem orgânicas.
O pão eu recomendo o de forma, artesanal, que é inteiro e muito mais saboroso e que permite você cortar fatias mais grossas, ideais para esta receita. Vai muito bem com pão de cebola.


Ingredientes:
- 1 punhado de manjericão
- 2 cebolas
- 1 pão integral
- 400g de molho de tomate italiano
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- Azeite extra-virgem

Como fazer:
Fatie as cebolas cortando-as ao meio, e então dividindo ao meio estas metades, e ainda mais uma vez ao meio as metades obtidas. Leve ao fogo uma panela com duas colheres de azeite de oliva extra-virgem, por 40 seg. Acrescente as cebolas, usando fogo médio-baixo, desta forma as cebolas não irão esturricar e ficarão adocicadas e suculentas.
Tire as folhas do manjericão e pique-as um pouco. Acrescente à panela, mexendo tudo por alguns minutos. Acrescente o molho de tomate, a pimenta e o sal. O molho de tomate não precisa cozinhar muito, bastam 5 minutos.
Faça 6 ou 8 fatias do pão, dependendo do tamanho dele. Corte-as com 1,5 cm de espessura. Torre as fatias levemente.
Entãp é só colocar em um prato e por o molho por cima do pão.

Atum grelhado com batatas inglesas

Este é um prato delicioso que aprendi no programa do Jamie Oliver. Eu procuro fazer tudo com ingredientes orgânicos, que são mais saborosos. De qualquer forma, é um bom prato para se iniciar na cozinha, pra sair da linha miojo/lasagna congelada/China in Box com (bastante) glutamato monossódico.
Algumas medidas eu vou dar de forma sui generis (medido na mão mesmo).
Eu gosto de comida com pouco sal, mas você preferindo adicione sal no cozimento das batatas.
Você pode usar salmão, da mesma forma. Eu já fiz e ficou excelente.

Ingredientes:

- 1 quilo de batata inglesa (aquela amarelinha)
- 2 limões
- Uma boa posta de atum (que, cortado, faça uns 4 filés com 1 dedo de espessura e do tamanho da palma de uma mão + ou -)
- Um punhado generoso de manjericão
- Outro punhado de salsa
- 2 cebolas
- Azeite de oliva extra-virgem
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- Sal

Como fazer:
Com um socador, amasse o manjericão já picado, com 4 colheres de sopa de azeite e uma pitada de sal. Deixe as postas de atum em um recipiente com algumas colheres de sopa de azeite por cima.
Ponha as batatas com casca para cozinhar. Pique a salsa e as cebolas. Separe. Quando as batatas estiverem prontas, ponha as em um recipiente fundo, para servir. Corte-as ao meio. Esprema em cima limão, salpique a alcaparra, a cebola e a salsa. Ponha uma frigideira em fogo alto por aproximadamente 1 minuto e meio. Certifique-se de que o atum esteja bem banhado pelo azeite. Ponha para grelhar por aproximadamente 40 segundos cada lado. Dessa forma, o atum irá ficar rosado por dentro, o que o deixa muito saboroso. Ponha-os por cima da batata e depois ponha sobre as postas o molho preparado com o manjericão.
Delicie-se!