Receitas Absurdas

terça-feira, maio 23, 2006

Focaccia árabe


Bom, o nome que eu dei para esta minha idéia foi, é claro, uma brincadeira.
Eu e minha namorada queríamos algo leve pra comer depois do risoto de camarão no almoço e me veio esta idéia de fazer um pão árabe virar um focaccia italiano. Peguei os ingredientes marcantes, que são o alecrim e o sal grosso, e acrescentei azeite sobre o pão árabe e levei ao forno. Muito bom e muito fácil. Parece banal, mas tenho algumas dicas.

Ingredientes:
Pão árabe
Alecrim
Azeite
Sal grosso

Como fazer:
Ponha os pães árabes sobre um tabuleiro. Jogue um pouco de azeite por cima (não precisa ser extra-virgem quando vai ao forno) e salpique um pouco de sal grosso.
Para o alecrim, principalmente se for seco, vai um truque: ferva um pouco de água e ponha o alecrim em uma peneirinha, para que a água possa passar. Mergulhe por alguns segundos. Em seguida amasse-os com um batedor de carne ou um pilão, isso fará com que a erva "acorde", e fará toda a diferença.
Ponha o alecrim por cima do pão e leve ao forno alto até torrar.
É perfeito como entrada, pois é mais leve que um pão focaccia.